Sexta-feira, Maio 3, 2024
spot_img

Confirmados mais de 2 mil expositores na FACIM

Segundo o director geral da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), Gil Pires que falava durante a cerimónia de lançamento da 57ª Edição da FACIM, constam da lista dos participantes estrangeiros a África do Sul, Alemanha Boswana, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, Itália, Israel, Guiné Equatorial, Quénia, Malawi, Portugal, Reino Unido, Ruanda, Tanzania, Tailândia, Turquia, Uganda, Zimbawe e Reino dos Países Baixos.

“Esta edição abrange todos os sectores económicos de actividade à escala nacional e internacional, e tem como foco a exposição da oferta de bens e serviços, capacidade produtiva dos agentes económicos, oportunidades de investimento e negócios”, disse o Ministro da Indústria e Comércio (MIC) Silvino Moreno.

PRODUTOS NACIONAIS EXPORTADOS PAR ÁFRICA DO SUL E EUA

Moçambique tem vindo a exportar produtos resultante da actividade agrícola para África do Sul e Estados Unidos de América (EUA). Entre 2020 e 2021, o país exportou produtos avaliados em 941 e 98 milhões de dólares para os EUA e África do Sul respectivamente, com destaque na castanha de caju, soja e banana. A informação foi avançada por Helen Pataki, Directora da missão da USAID em Moçambique, durante a abertura da Feira Internacional de Maputo (FACIM) tendo acrescentado que ainda existe capacidade de aumentar e diversificar os produtos exportados para os EUA e África do Sul.

“Estamos felizes por ver cada vez mais a castanha de caju e soja moçambicana nas prateleiras dos EUA”, disse.

Importa referir que a abertura da 57 edição da FACIM serviu de momento para a premiação das 5 melhores empresas exportadoras de produtos nacionais, respectivamente Nova Sun, Beluzi Bananas, Sun Shine Nuts, Morimo Macadâmia, Chá de Mangoma.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...