Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

BPCL prevê começar a importar gás natural de Moçambique em 2023

“Agora, com os esforços das forças do Governo de Moçambique, apoiadas por uma coligação regional, estão a ser feitos progressos na melhoria da situação de segurança na região, e o projecto será retomado assim que a situação de segurança for estabilizada de forma sustentável”, disse o Director-geral da BPCL, Arun Kumar Singh, aos accionistas da empresa na assembleia geral anual da empresa.

Singh disse que a empresa estava esperançosa de que o projecto deveria arrancar a partir da primeira metade de 2023. Dado que a Índia importa cerca de metade das suas necessidades de GNL para satisfazer a procura interna, a operacionalização da unidade ajudaria.

Para além da BPCL, a ONGC estatal indiana e a Indian Oil Corporation (IOC) têm também uma participação de 10% cada uma no projecto multi-biliões de dólares de desenvolvimento de gás natural ao largo da costa do Norte do país.

A TotalEnergies tem uma participação de 26,5%, juntamente com a estatal moçambicana ENH, que tem 15%, a japonesa Mitsui e Jogmec têm 10% cada uma e a tailandesa PTT tem 8,5%.

Entrevistas Relacionadas

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...

Galp investiu 25 milhões de dólares no gás de cozinha em Moçambique

A Galp investiu nos últimos três anos cerca de...

ExxonMobil está a mobilizar financiamento para Projecto da área 4

O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou que a...