Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Governo cobra taxas pela utilização do espaço marítimo

Para o efeito, o governo aprovou recentemente um novo quadro legal sobre a utilização do espaço marítimo privado que irá regular a cobrança de taxas, entre outras questões.

Leonid Chimarizene, porta-voz do Instituto Marítimo Nacional (INAMAR), a entidade que implementa a iniciativa, afirmou que o mar oferece enormes oportunidades para uma série de actividades e, consequentemente, a necessidade de regulamentar a utilização do espaço marítimo.

Segundo Chimarizene, citada pelo “Notícias”, todas as entidades envolvidas em actividades comerciais dentro do espaço marítimo são obrigadas a pagar uma taxa de utilização.

A mesma fonte, disse que o INAMAR já começou a emitir licenças para estâncias turísticas, portos e empresas que realizam prospecção de gás e investigação científica para pagar uma taxa pela utilização do espaço marítimo.

Algumas destas empresas estão a aderir enquanto outras já começaram a efectuar pagamentos, o que demonstra que estas entidades estão bem cientes das suas obrigações.

“O mesmo acontece quando pagamos DUAT (título de utilização de terra) e no mar há necessidade de cobrar uma taxa pelo espaço que está a ser explorado. O seu potencial é enorme, razão pela qual vamos começar a emitir licenças para saber o número de empresas que operam ao longo da costa moçambicana”, explicou.

Chimarizene disse ainda que o processo de mapeamento terá início no primeiro trimestre do próximo ano, e insta aqueles que têm a noção de que estão a fazer uso privado do espaço marítimo a contactar voluntariamente o INAMAR. As taxas serão calculadas de acordo com o espaço ocupado por cada entidade individual.

“É a lei, todas as estâncias turísticas terão de pagar, mas vamos lançar uma campanha para explicar aos operadores empresariais os procedimentos a seguir”, reforçou.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...