Terça-feira, Maio 7, 2024
spot_img

Tropigalia obtém cerca de 2,8 milhões de novas acções

“Como resultado desta operação, participaram 1083 investidores, sendo 422 no segmento B e 661 no segmento A. Em termos de participação, esta operação esteve à disposição de todos os cidadãos moçambicanos, e no norte do país foram 72, ou 7% de todos os investidores; no centro do país foram 115 investidores, ou 10,6% de todos os investidores; e no sul – a área com maior participação – foram 832 investidores, ou 13,8% de todos os investidores”, disse Amorim Pery, Diretor de operações da BVM.

Ele também explicou que “desde o lançamento da oferta pública de subscrição de acções da Tropigalia, foram registadas 2 817 203 novas acções, das quais 212 são do grupo A, correspondentes a 7,55%, e 2,6 são do grupo B, correspondentes a 92,45%”. Prosseguiu: “em termos de capital social, registámos um total de 330 milhões de meticais, dos quais 21,2 milhões pertencem ao grupo A, correspondendo a 6,27%, e 312,7 milhões de meticais correspondem ao segmento B, com 93,63%”.Assim, “verificámos que, na sua situação inicial, a Tropigalia tinha aproximadamente 27,7 acções com um capital social de 554,1 milhões de meticais. Agora, a Tropigalia tem 30,5 acções, com um capital social de 610,5 milhões de meticais”, disse Amorin Pery.

Bolsa de Valores de Moçambique reage com satisfação, o presidente da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, acredita que “este é um processo normal dentro do mercado de capitais. A empresa remitente, neste caso a Tropigalia, tomou a decisão na Assembleia Geral de ser cotada na Bolsa e de abrir o seu capital a outros investidores. Ficámos satisfeitos porque 1083 investidores passaram a fazer parte da estrutura accionista da empresa e também porque houve uma entrada financeira para a empresa de mais de 330 milhões de meticais, o que é aproximadamente 5,5 milhões de dólares, para desenvolver as suas actividades para o seu próprio crescimento”.

Salim Valá compreende que esta operação “permitir-nos-á ter 12 empresas cotadas na bolsa, o que certamente contribuirá para a promoção do mercado de capitais e a democratização do capital em Moçambique, e deixará de ser um estigma esta questão do mercado de capitais no país e favorecerá o empoderamento económico dos cidadãos”. Por sua vez, o Diretor Executivo da Tropigalia, Adolfo Correia – movido pelos resultados alcançados – limitou-se a “agradecer à  equipa, que esteve por detrás desta operação, a Bolsa de Valores, o Banco Big e os outros intervenientes”.Tropigalia colocou no mercado, uma operação conduzida pela BVM, cerca de três milhões de acções, equivalentes a 10% da sua estrutura accionista, avaliadas em 360 milhões de meticais.

Com os resultados satisfatórios alcançados pela Tropigalia acredita-se que estão criadas as condições para que mais entidades adiram o mercado de capitais através da BVM.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...