Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

Tropigalia obtém cerca de 2,8 milhões de novas acções

“Como resultado desta operação, participaram 1083 investidores, sendo 422 no segmento B e 661 no segmento A. Em termos de participação, esta operação esteve à disposição de todos os cidadãos moçambicanos, e no norte do país foram 72, ou 7% de todos os investidores; no centro do país foram 115 investidores, ou 10,6% de todos os investidores; e no sul – a área com maior participação – foram 832 investidores, ou 13,8% de todos os investidores”, disse Amorim Pery, Diretor de operações da BVM.

Ele também explicou que “desde o lançamento da oferta pública de subscrição de acções da Tropigalia, foram registadas 2 817 203 novas acções, das quais 212 são do grupo A, correspondentes a 7,55%, e 2,6 são do grupo B, correspondentes a 92,45%”. Prosseguiu: “em termos de capital social, registámos um total de 330 milhões de meticais, dos quais 21,2 milhões pertencem ao grupo A, correspondendo a 6,27%, e 312,7 milhões de meticais correspondem ao segmento B, com 93,63%”.Assim, “verificámos que, na sua situação inicial, a Tropigalia tinha aproximadamente 27,7 acções com um capital social de 554,1 milhões de meticais. Agora, a Tropigalia tem 30,5 acções, com um capital social de 610,5 milhões de meticais”, disse Amorin Pery.

Bolsa de Valores de Moçambique reage com satisfação, o presidente da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, acredita que “este é um processo normal dentro do mercado de capitais. A empresa remitente, neste caso a Tropigalia, tomou a decisão na Assembleia Geral de ser cotada na Bolsa e de abrir o seu capital a outros investidores. Ficámos satisfeitos porque 1083 investidores passaram a fazer parte da estrutura accionista da empresa e também porque houve uma entrada financeira para a empresa de mais de 330 milhões de meticais, o que é aproximadamente 5,5 milhões de dólares, para desenvolver as suas actividades para o seu próprio crescimento”.

Salim Valá compreende que esta operação “permitir-nos-á ter 12 empresas cotadas na bolsa, o que certamente contribuirá para a promoção do mercado de capitais e a democratização do capital em Moçambique, e deixará de ser um estigma esta questão do mercado de capitais no país e favorecerá o empoderamento económico dos cidadãos”. Por sua vez, o Diretor Executivo da Tropigalia, Adolfo Correia – movido pelos resultados alcançados – limitou-se a “agradecer à  equipa, que esteve por detrás desta operação, a Bolsa de Valores, o Banco Big e os outros intervenientes”.Tropigalia colocou no mercado, uma operação conduzida pela BVM, cerca de três milhões de acções, equivalentes a 10% da sua estrutura accionista, avaliadas em 360 milhões de meticais.

Com os resultados satisfatórios alcançados pela Tropigalia acredita-se que estão criadas as condições para que mais entidades adiram o mercado de capitais através da BVM.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...