Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

PR lança plataforma e-Visa, para dinamizar o ambiente de negócios

A plataforma (evisa.gov.mz ) é um sistema de solicitação de visto online que promete facilitar a pré-aprovação de tipos de visto seleccionados. De acordo com a apresentação, os viajantes que procuram obter tipos de visto seleccionados, nomeadamente visto de fronteira, visto de tripulação, visto de desporto e cultura, visto de assistência humanitária, visto de negócios, visto de investimento e visto de turismo podem solicitar directamente no site.

Os requerentes devem preencher um formulário e fazer upload dos documentos necessários de acordo com o tipo de visto a que se candidatam e submeter o pedido de forma a obter uma resposta no prazo de cinco dias úteis. A resposta, em caso de aprovação, vem por e-mail em formato PDF contendo um código de barras a ser lido pelo oficial de imigração no ponto de entrada onde será impresso o visto físico e anexado ao passaporte do viajante mediante o pagamento da respectiva taxa.

O sistema permite solicitações de terceiros, facilitando o trabalho dos viajantes que solicitam a entrada em grupo no país.

O e-Visa faz parte da medida 13 do pacote de estímulo à economia (PAE), lançado pelo presidente em Agosto passado. A medida visa melhorar o ambiente de negócios de Moçambique e aumentar a competitividade do país na atracção de investimento directo estrangeiro, lazer e turismo de negócios.

Uma segunda parte da medida incluirá cidadãos de países seleccionados com baixo risco de imigração na lista de isenção de visto de Moçambique nos próximos meses.

A medida vai ainda conceder vistos de investimento com prazos mais longos a estrangeiros que detenham investimentos em Moçambique. Espera-se que a plataforma e-Visa contribua para o aumento do número de visitantes que entram no país.

De acordo com a apresentação, os viajantes que procuram obter tipos de visto seleccionados, nomeadamente visto de fronteira, visto de tripulação, visto de desporto e cultura, visto de assistência humanitária, visto de negócios, visto de investimento e visto de turismo podem solicitar directamente no site.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...