Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Fim do Terrorismo em Moçambique?

Rui Mape, analista e economista do Centro de Integridade Pública (CIP),  recordou que os EUA têm experiência no combate ao terrorismo, por isso, Moçambique pode aproveitar para melhorar a sua prestação e eliminar a situação do terrorismo no país.

A participação de Moçambique na cimeira em Washington demonstrou o interesse dos Estados Unidos por Moçambique, disse o economista, considerando, que o país precisa de tirar maiores influências e benefícios do evento para conseguir apoios para acabar com a situação de guerra em Cabo Delgado.

Para o analista e gestor de programas no Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) Dércio Alfazema, pesa o facto do Presidente da República, Filipe Nyusi, ter tido a oportunidade de participar do evento na primeira pessoa, explicar a situação do país, num evento que o analista considera uma feira diplomática.

O Presidente falou pessoalmente, explicou qual é o ponto de situação e esclareceu as dúvidas, frisou Alfazema, reiterando que valeu a pena Moçambique ter participado e ao mais alto nível, com a presença do chefe de Estado.

A participação de Moçambique não passou despercebida por se tratar de um país que está na rota do contexto global devido à sua presença no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas [ONU], referiu o analista.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...