Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

9ª Edição do programa #BIZ gradua 34 jovens empreendedores

A Orange Corners Maputo é uma iniciativa da embaixada do Reino dos Países Baixos em parceria com a Heineken Moçambique, Standard Bank, Vodacom M-PESA e Van Oord. O programa, implementado pela ideiaLab, permitiu que através do programa #BIZ os jovens beneficiassem de sessões de desenvolvimento de negócios e acompanhamento directo de mentores experientes em empreendedorismo, acesso a financiamento e uma rede de network.

Num universo de 376 candidaturas, foi selecionado para esta edição do programa #BIZ um grupo de 10 mulheres e 24 homens provenientes das províncias de Maputo, Sofala, Manica, Nampula, Tete e Cabo-Delgado. Todos com idades entre os 18  e os 35 anos e a empreender no mercado há no máximo dois anos.

Ao longo do evento a embaixadora do Reino dos Países Baixos, Hellen de Vries, deixou ficar o seu parecer sobre a iniciativa e o grande potencial de crescimento de jovens empreendedores moçambicanos. “Fiquei muito impressionada com a resiliência do povo moçambicano, especialmente da juventude. Nos últimos quatro anos aqui em Moçambique, conversei com muitos jovens e essas conversas mostraram-me que devemos ouvi-los pois são o futuro deste país e têm um grande potencial de mudar as coisas para melhor”, afirmou aquela responsável. A embaixadora Elsbeth Akkerman acrescentou ainda que “a juventude precisa é de oportunidades como este programa de incubação do Orange Corners que o Reino dos Países Baixos tem muita alegria em apoiar”.

Os graduados do #BIZ, para além da capacitação, têm desde a 7ª edição, acesso a financiamento do Orange Corners Innovation Fund. Todos os participantes recebem, ao longo do programa, 750 euros e têm a oportunidade de competir para investimentos de até 4.250 euros, financiados pela mesma entidade.

Durante a cerimónia de graduação a Gestora do Orange Corners, Adelina Nhanala, referiu que “com esta edição, chegamos a 239 negócios incubados desde a criação do Orange Corners Maputo”. “São jovens de vários pontos do país que acreditam no potencial dos seus negócios e agarram a oportunidade de se lançarem para o mercado”, afirmou.

A gestora Adelina Nhanala aproveitou ainda para dar a conhecer a abertura das candidaturas para a 10ª edição do programa #BIZ que vão estar abertas até o próximo ano através. As inscrições podem ser feitas através do link http://bit.ly/ocm_biz10.

Desde a primeira edição, fizeram parte do #BIZ cerca de 240 negócios. Trata-se de um programa de incubação de negócios do Orange Corners onde se preparam negócios com nenhuma ou pouca tração no mercado, para que possam estabelecer-se e começar a realizar vendas. O processo de selecção do #BIZ tem em conta o potencial e grau de aplicabilidade de negócios de jovens estudantes universitários ou recém-graduados.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...