Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

MOÇAMBIQUE REELEITO PARA O COMPACTO II DO MCC

As autoridades moçambicanas referem-se a decisão como sendo testemunho da vitalidade da parceria que Moçambique e o MCC criaram ao longo dos anos e evidencia os progressos que têm sido registados no reforço de políticas económicas e investimento que incide nas populações.

O programa Compacto II preconiza a assistência ao desenvolvimento de infra-estruturas rurais, como estradas, programas de apoio a agricultura, criação de condições para a resiliência das populações costeiras, através da protecção, recuperação de ecossistemas e reposição da floresta de mangal na província da Zambézia e a possibilidade de apoio a outras infraestruturas para o desenvolvimento como a EN 1, bem como à reforma institucional e de políticas de âmbito Nacional.

Recorde-se à margem da participação na COP 27, em Sharm El Sheikh, o Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu em audiência, Alice Albright, Presidente da Comissão Executiva do MCC, tendo na ocasião, ambos, se congratulado com os progressos na preparação do Compacto II.

“O Governo de Moçambique mantem-se empenhado no processo de reformas, combate à corrupção, aprofundamento do Estado de Direito e a observância dos direitos fundamentais dos cidadãos. O Governo de Moçambique e o MCC estão empenhados em aprofundar a parceria para o alcance de um programa de Compacto ambicioso, inovador e transformador em Moçambique”, refere o comunicado da Presidência da República a propósito

O comunicado avança que Mahmoud Bah, Vice-Presidente da Comissão Executiva do MCC, deverá efectuar, em breve, uma visita a Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...