Segunda-feira, Dezembro 23, 2024
spot_img

Índice de Produção Industrial regista variação homóloga de 9,3%

Segundo o INE, em relação ao nível do trimestre anterior em que registou 126,6%, o IPI registou no trimestre em análise uma queda de 16,5p.p.

O total do IPI apresentou, em Dezembro, uma taxa de variação homióloga positiva de 9,3%, o que, em comparação com 10,2% e 22,2% registrados em Novembro e Outubro, respectivamente (a análise considera as taxas de variações homólogas mencionadas sobre médias móveis de 3 meses), significa que a taxa de variação homóloga do IPI revelou uma recuperação da evolução homóloga de valores positivos registados nos três meses do trimestre em análise.

O Grande Agrupamento Industrial (GAI) de Energia, depois de uma desaceleração até ao mês de abril de 2021, mudou para variações homólogas positivas a partir do mês de maio de 2021 até ao mês de dezembro de 2022.

No trimestre em análise, as variações homólogas para este agrupamento foram de 17,0% em Dezembro, 21,1% e 36,5% em Novembro e Outubro, respectivamente, facto que mostra uma tendência de queda.

O agrupamento de Bens intermediários que assumem uma tendência de valores negativos entre os meses de Janeiro e Julho de 2022, mudou para valores positivos de Agosto a Dezembro. No trimestre em análise, o agrupamento apresentou 9,3% em dezembro depois de 4,6% e 7,8% observados em novembro e outubro, respectivamente.

O agrupamento de Bens de Equipamentos assumiu uma tendência de valores positivos de novembro de 2021 a abril de 2022, um valor tenuemente negativo em maio de 2022, tendo assumido uma tendência positiva entre os meses de junho e julho, voltando a registrar valores negativos das variações homólogas entre os meses de agosto e novembro, registrando um valor positivo no mês de dezembro de 2022. No trimestre em análise apresentou 5,4 % em dezembro depois de -3,1% e – 9,9 % observado em novembro e outubro, respectivamente.

O Agrupamento de Bens de Consumo não Duradouros que alcançara no período entre Dezembro de 2021 e Maio de 2022, variações homólogas positivas, cenário que alterou-se no mês de Junho, em que registraram valor negativo, voltaram a observar valores positivos até o mês de Dezembro de 2022.No trimestre em análise registou 2,5% em Dezembro depois de 8,1% e 29,7% observados em Novembro e Outubro, respectivamente, indica o INE.

Principais contribuições da variação homóloga

Para a variação homóloga de 9,3% registada em Dezembro no total da Indústria, os Agrupamentos de Bens de Energia, Intermédios, de Consumo não Duradouro, bem como o agrupamento de Bens de Equipamentos administrados com valores positivos de 4,8p.p. , 3,6p.p., 0,8p.p. e 0,1p.p., respectivamente.

Em relação aos agrupamentos industriais por divisões da CAE, ressalta-se que no quarto trimestre, os agrupamentos das Indústrias Extractivas, das Indústrias do Coque, Produtos Petrolíferos, Químicas, Borrachas e Matérias plásticas, de Minerais não Metálicos, bem como de produtos Alimentares, Bebida e Tabaco, diluído com 5,5p.p., 3,8p.p., 0,4p.p. e 0,2p.p., respectivamente. Os agrupamentos das Indústrias de Madeira, Papel e Pasta, Impressão, de Minerais Metálico e Metalurgia de Base dispensada com variações negativas de 0,2p.p. e 0,5p.p., respectivamente.

O agrupamento das turbinas de equipamentos (inclui veículos, motores e componentes) registou uma estabilizada.

Fonte: 0.E

Noticias Relacionadas

Exportações de açúcar do Eswatini ameaçadas devido à instabilidade em Moçambique

A turbulência política e os protestos pós-eleitorais em Moçambique...

A pioneira da indústria moçambicana: Onde está e qual o seu legado?

Desde a sua implantação em 1998, a Mozal desempenhou...

Afinal, quem lidera o mercado automóvel em Moçambique?

A indústria automóvel em Moçambique está em plena transformação,...

Como o mercado automóvel está a evoluir?

O sector automóvel em Moçambique continua a expandir-se, com...