Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Bolsa quer capitalizar 35% do PIB até 2027

Actualmente, com 25 anos de existência, a BVM conta com um total de 12 empresas cotadas, já financiou a economia em mais de 278.000 milhões de Meticais, pouco mais de 4.000 milhões USD, e a sua capitalização bolsista representa actualmente 24,3% do PIB.

De acordo com o Presidente da BVM, Salim Valá, depois de um período de desaceleração, Moçambique está a entrar numa fase de recuperação económica influenciado pela implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) e a BVM quer dar o seu contributo nessas medidas.

Até porque o país precisa de uma Bolsa de Valores líquida e dinâmica para potenciar a diversificação da economia, promover a industrialização, transformação estrutural e a nova era do “Oil and Gas”.

O mercado de capitais é um sistema financeiro que permite a captação de recursos para empresas e governos através da emissão de títulos, como ações e garantias do tesouro. Nesse mercado, os investidores compram títulos com o objetivo de obter lucros a partir dos juros ou da valorização desses ativos.

Em Moçambique, esse mercado é gerido pela BVM – instituto público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial com a missão de garantir a criação e manutenção de um mercado livre e aberto para a realização de compra e venda de valores mobiliários.

A Bolsa assegura também os serviços de registo, compensação, liquidação e divulgação de informação suficiente e oportuna sobre as operações realizadas.

 

SAIBA COMO INVESTIR NA BOLSA EM MOÇAMBIQUE

Os investidores na BVM podem participar no mercado de capitais comprando ou vendendo títulos cotados como ações, obrigações e papel comercial.

As ordens de compra ou venda de títulos da Bolsa, podem ser dadas junto das instituições financeiras existentes em Moçambique (ou directamente aos Operadores de Bolsa), mediante o preenchimento de um impresso denominado ordem de Bolsa.

Para o efeito, além da identificação do investidor, a Ordem de Bolsa exige outros dados e informações, nomeadamente, data de ordem, título de bolsa pretendido, quantidade, preço e prazo de validade da ordem.

Quanto ao preço, o investidor tem duas modalidades, sendo uma com limite – quando se estipula um preço máximo a que está disposto a comprar ou um preço mínimo a que está disposto a vender e a outra modalidade é desprovida de limites e, mas podem correr o risco de pagarem um preço mais alto na compra ou receber um preço mais baixo na venda.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...