Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

País busca captação de investimentos na cimeira de Abidjan

O país pretende também aproveitar da oportunidade, para a maximização das oportunidades, atrair investidores e as facilidades dos mercados dos países de África, mobilizar recursos e parcerias para viabilizar a agenda de recuperação e crescimento conómico no território nacional.

Igualmente, segundo uma nota do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), Moçambique vai aproveitar o evento para partilhar as suas potencialidades existentes a nível das suas cadeias de valor dos sectores estratégicos da indústria, tais como agro-negócios, pesca, energia, infraestruturas, logística, turismo, comunicações e conteúdo local.

Na cimeira, as dicussões estão em torno de temáticas de desafios actuais e áreas de cariz de desenvolvimento sócio-económico, tais como, cadeias de valor agrárias, transição energética, energias renováveis, hidrocarbonetos e comércio digital.

A descarbonização industrial, empreendedorismo e inovação, desenvolvimento económico urbano, economia circular, soluções de financiamento produtivo, conteúdo local e oportunidades da Zona do Comércio Livre Continental Africano, comtemplam o rol dos debates.

A cimeira conta com a presença de  chefes de Estado e de governos africanos e mais de 1700 firmas do sector privado de diferentes áreas e diversas agências de cooperação e desenvolvimento.

A delegação moçambicana, chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, é composta por quadros do MIC, do Instituto Nacional de Petróleos  (INP) e da Electricidade de Moçambique (EDM).

Texto: Profile

Créditos: Forbes África Lusófona

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...