Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Sector empresarial melhora em Junho e supera Maio

De acordo com o documento, o crescimento da produção em Junho atingiu o maior nível do ano passado, com destaque para os excelentes resultados na captação de novos clientes, que contribuíram para uma sólida expansão de novos pedidos e aumento do emprego.

“O aumento da actividade verificou-se em cada um dos cinco setores abrangidos pelo inquérito, destacando-se o comércio grossista e retalhista”, lê-se na análise, que sublinha ainda “o cenário positivo apesar das empresas reportarem dificuldades de financiamento para efetuar aquisições”.

Em comentário aos resultados, o economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, disse que se a inflação continuar a abrandar, o Banco de Moçambique poderá aliviar o preço do dinheiro, o que significa que reduzirá as suas taxas de referência em pelo menos 200 pontos base durante o primeiro semestre de 2024.

“Estimamos que a inflação no final de 2023 fique em 8,6 por cento na comparação anual e em 6,8% no final de 2024”, indica o relatório.

O Purchasing Managers’ Index (PMI) resulta das respostas dos gerentes de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...