Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

 Governo aprecia positivamente estratégia de desenvolvimento do BAD

Um dos projectos financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento que a equipe visitou foi o de Cadeia de Valor Agrícola e Capacitação Juvenil. É um projecto que apoia jovens agricultores e suas comunidades, fornecendo condições para a horticultura, irrigação e pecuária.

Também presente no encontro, o ministro de Economia e Finanças, MaxTonela, fez nota positiva ao novo documento de estratégia de desenvolvimento para o país e o seu alinhamento com os palnos de médio e longo prazo do governo moçambicano para a economia e desenvolvimento do sector privado.

O titular da pasta de economia realçou que a estratégia está preparada para apoiar a Moçambique na implementação de reformas económicas cruciais, permitindo ao país realizar o seu imenso potencial e alcançar uma perspectiva económica positiva.

Marie-Laure Akin-Olugbade, vice-presidente do Banco para desenvolvimento regional, elogiou o governo moçambicano por implementar várias reformas que ajudaram a manter a estabilidade do país e por mostrar “forte resiliência face a choques exógenos como as alterações climáticas, a pandemia da A

Na sua agenda, a equipa do BAD também reuniu-se com parceiros de desenvolvimento e alguns membros do corpo diplomático em Maputo, para discutir o apoio colaborativo a Moçambique.

Os parceiros incluíram representantes do Banco Mundial, da Agência Francesa de Desenvolvimento (FDA), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD), da União Europeia, do Reino Unido, da Espanha e da Suécia.

A delegação também manteve encontros com os representantes do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projectos (UNOPS ) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...