Tuesday, November 3, 2026
spot_img

Kagera Sugar da Tanzânia vai adquirir activos da Tongaat Hulett

O grupo Tongaat Hulett actualmente suspenso da Bolsa de Valores de Joanesbugo (JSE) entrou em resgate de negócios em Outubro de 2022. As medidas da sua recuperação incluem, agora, uma proposta da Kagera Sugar que implicará a aquisição da divisão completa de açúcar na África do Sul, bem como de seus negócios de açúcar no Zimbabwe, Moçambique e Botswana.

Segundo o MoneyWeb, Tongaat não confirmou o valor monetário do acordo de acções, nem disse se o grupo permaneceria ou não na JSE.

Como parte do resgate de negócios, os Praticantes de Resgate de Ngócios (BRPs) de Tongaat buscaram parceiros estratégicos para salvar a empresa. Entre os prospectados, a Kagera, uma empresa de fabricação de açúcar situada na parte noroeste da Tanzânia, emergiu como o parceiro preferencial de uma lista de oito candidatos.

A empresa, terceira maior produtora de açúcar da Tanzânia, é apoiada por investidores europeus, como Norfund, uma instituição financeira de desenvolvimento, com sede na Noruega e que desencadeou um investimento na empresa, em forma de um empréstimo em 2020.

O grupo Tongaat observou que continuar a administrar seus activos de açúcar como um grupo multinacional combinado garantiria a continuidade das operações nos países em referência.

Em Moçambique, Tongaat Hulett é composto por duas operações de açúcar, nomeadamente, a Açucareira de Mafambisse, com uma participação de 85 por cento e a Açucareira de Xinavane com 88 por cento de acções.

 

Noticias Relacionadas

Chapo convida empresas russas a investir em sectores estratégicos de Moçambique

O Presidente da República, Daniel Chapo, convidou empresas e...

Bubble alarga a sua oferta de serviços à cibersegurança

A nova área Bubble Cyber Security disponibiliza serviços de...

Mais de 75% das empresas moçambicanas prevêem crescimento no próximo ano

A confiança das empresas moçambicanas atingiu em Setembro o...

Moçambique procura investidor para fábrica de montagem de viaturas

O Governo moçambicano lançou um concurso internacional para seleccionar...