Quinta-feira, Maio 16, 2024
spot_img

SADC quer mais investimento para a estabilidade económica na região

Os ministros e governadores reuniram-se em Kinshasa, República Democrática do Congo, a 20 de Julho de 2023, para rever o progresso feito pelos Estados-membros na implementação do Programa de Convergência Macroeconómica da SADC e recomendações das suas reuniões anteriores, que incluem reformas estruturais e políticas.

Os Ministros também discutiram os riscos e oportunidades para as perspectivas económicas da região e formularam medidas políticas para mitigar os riscos.

Nicolas Kazadi Kadima-Nzuji, Ministro das Finanças da República Democrática do Congo e Presidente do Comité de Ministros das Finanças e Investimento e Governadores dos Bancos Centrais exortou, na reunião, à SADC a reafirmar os princípios económicos fundamentais para o desenvolvimento da região.

Em apoio à implementação do Protocolo da SADC sobre Finanças e Investimento, Kadima-Nzuji enfatizou que para a SADC atrair capital de investimento, os Estados-membros devem adoptar quadros políticos prudentes, promover a harmonização das políticas financeiras e de investimento, aumentar a eficiência do governo e implementar regulamentos financeiros de longo prazo.

Entre outras questões, os ministros e governadores dos Bancos Centrais debateram e deliberam em relação ao Fundo de Desenvolvimento Regional da SADC (RDF).

O Fundo visa criar um mecanismo de financiamento regional para o desenvolvimento económico e crescimento sustentável através do desenvolvimento de infra-estruturas, desenvolvimento Industrial, integração e ajuste económico e desenvolvimento sociais.

Igualmente, os dirigentes deliberaram os mecanismos de financiamento da SADC para apoiar de forma sustentável o desenvolvimento de infra-estruturas regionais e iniciativas industriais, como meio de financiar o desenvolvimento económico e o crescimento sustentável.

O Plano de implementação e roteiro, incluindo o desenvolvimento dos instrumentos necessários para o estabelecimento do Mecanismo de Financiamento de Infraestrutura de Transmissão Regional também foi um dos pontos instituidos no âmbito do encontro regional.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...