Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Empresa chinesa constrói porto seco entre Moçambique e Zimbabwe

O grupo opera no Zimbabwe, na área de mineração, sobretudo na produção de aço e níquel, cuja exportação é feita usando portos sul-africanos.

O porto seco de Machipanda vai manusear cerca de dois milhões de toneladas da sua carga, saindo de Zimbabwe para o porto da Beira, no centro de Moçambique, um número que poderá crescer com o manuseamento de outras cargas.

A implantação da infra-estrutura vai também reduzir as longas filas de trânsito rodoviário e aliviar o nível de congestionamento na fronteira de Machipanda, constituindo assim, um ganho para o grupo, uma vez que vai reduzir tempo, distância e custos de manuseamento, usando o porto da Beira.

Neste contexto, o ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, apresentou, no sábado (19), aos representantes dos Conselhos Empresariais das províncias centrais de Manica e Sofala o Eternal Tsingshan Group, no quadro da visita que o governante efectuou.

De acordo com Silvino Moreno, esta é uma iniciativa que vai impulsionar a actividade empresarial, tendo apelado as autoridades locais, instituições públicas e ao empresariado a acarinharem o projecto.

A visita do governante é no seguimento das acções, no âmbito da realização do Fórum de Negócios Zimbabwe-Moçambique em Maio último naquele país vizinho.

A fronteira de Machipanda, para além de Zimbabwe e outros países do interland, é importante para o desenvolvimento do corredor da Beira.

É neste contexto que a Associação Comercial da Beira, que reclama de excesso de burocracia e morosidade nos procedimentos na fronteira, sugere melhorias nos serviços migratório e aduaneiro, para permitir maior celeridade no trânsito de pessoas e mercadorias.

 

Noticias Relacionadas

Fundo Soberano regista primeiro lucro de USD 210 Mil

O Fundo Soberano de Moçambique registou um lucro superior...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...