Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Empréstimos externos cresceram em mais de 1.2 mil milhões de dólares  

De acordo com o documento publicado esta semana pelo Ministério da Economia e Finanças, o agravamento da dívida externa (que era de 7.068 milhões de USD, em 2014) foi influenciado pelos empréstimos do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A dívidas foram também contraídas pelo Fundo Africano para o Desenvolvimento (FAD) e da República Popular da China, num valor total de cerca de 2 mil milhões de dólares. O valor, refira-se, equivale a 66,8 por cento da dívida contraída pelo Estado durante este período.

O Banco Mundial, o principal parceiro financeiro do Governo no Projecto SUSTENTA, emprestou ao país, de 2014 a 2022, um total de 726,6 milhões de dólares, seguido do FMI, que concedeu um total de crédito de 566,9 milhões , totalizando um empréstimo de 1.293,5 milhões dólares.

A China, parceira de Moçambique na construção de infra-estruturas, foi responsável por um crédito de 359 milhões de dólares, enquanto o Fundo Africano do Desenvolvimento emprestou a Moçambique 347,4 milhões de dólares. O documento nota ainda que a reestruturação da dívida da EMATUM gerou um incremento do capital em 400 milhões de dólares.

Segundo a Carta de Moçambique, os empréstimos, sublinhe-se, ocorreram num período em que as instituições da Bretton Woods e o grupo de doadores ocidentais tinham suspendido o apoio directo ao Orçamento do Estado, devido à descoberta das “dívidas ocultas”.

No entanto, o documento sublinha que, entre 2014 e 2022, o stock da dívida interna aumentou em cerca de 300 por cento, em relação à dívida externa que aumentou em 42 por cento.

 

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...