Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Segurança e combate à corrupção podem estimular investimentos

Falando aos presentes, na sala plenária da Feira, em Ricatla, distrito de Marracuene, Nyusi lembrou que o desejo do desenvolvimento económico do país passa por melhorar vários aspectos relativos ao ambiente de negócios no país.

Dentre as soluções, o dirigente apontou a necessidade de facilitar a abertura de empresas, registo de propriedade, execução de contratos e dinamização do comércio internacional a nível das fronteiras marítimas, terrestres e aéreas.

“Vamos simplificar os procedimentos, encurtar o tempo de trocas entre as empresas, vamos reduzir os custos das propriedades e melhorar a qualidade da administração fundiária, isto é, mais credibilidade, transparência, cobertura, resolução de disputas e igualdade de direitos de propriedade”, sublinhou o Chefe de Estado.

Aos empresários e parceiros participantes da maior feira do país , Nyusi instou a apostarem no país investindo, particularmente, nos sectores de agricultura, pecuária, pesca, energia, mineração, turismo e hotelaria, indústria, petróleo e gás. O governante acredita que investindo nessas áreas, será possível gerar riqueza, criar empregos, em parceria com os moçambicanos.

“Convido a desenvolver infra-estruturas resilientes e de qualidade para permitir o acesso a serviços de qualidade, reduzir a pobreza e assegurar a elevação do nível de vida das populações”, desafiou.

Sob o lema “Industrialização através da Inovação e Diversificação da Economia Nacional, declaro aberta a FACIM 2023”, a 58ª edição da FACIM junta mais de 2 mil expositores entre nacionais e internacionais.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...