Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

“Beluluane” contribui com 1.4 mil milhões de meticais de impostos em 2022

O director-geral adjunto de Impostos na Autoridade Tributária de Moçambique, Domingos Maconto, disse que o maior contribuinte da zona industrial é a MOZAL. No entanto, a fonte reconhece que a Mozal teve um contrato diferencial pelas circunstâncias da época em que a empresa foi instalada no país.

“Foi um primeiros mega projectos que negociou com o governo de Moçambique na sua localização e para isso negociou em condições muito favoráveis a ela, porque Moçambique estava numa fase a sair da guerra e vocês se devem lembrar que a MOZAL, por isso, teve que investir nas  estradas para ligar ao Porto e receberia a  matéria-prima  para o produto acabado que é o alumínio “, afirmou o gestor.

Actualmente designado MozParks, o Parque Industrial de Beluluane, foi criado em 2000, como uma Parceria Público-Privada entre a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) de Moçambique e investidores suíço-moçambicanos.

Neste momento,  o Parque acolhe mais de  50 empresas, entre as quais a Duys, Dendustri, Capital Star Steel, Engeproject (metalomecânica), Midal, MOZAL, Beleza, Matola Gás Company (MGC) e Belutécnica.

O Parque Industrial de Beluluane é considerado Parque-modelo das restantes que deverão ser implantadas pelo resto do país, tal é o caso do mais recente Parque Industrial de Topuito, estabelecido em Junho do ano corrente, como resultado da parceria entre MozParks e a mineradora Kenmare, que explora areias pesadas no distrito de Moma, na província de Nampula.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...