Wednesday, December 17, 2025
spot_img

 Rubis de Moçambique dinamizam o mercado da África Austral

Segundo o portal está prevista a entrada em funcionamento de uma segunda fábrica de processamento em Montepuez durante o primeiro semestre de 2025, o que permitirá à Gemfields, introduzir novos produtos de rubi no mercado e explorar mais a sua área de licença.

A Gemfields explora os rubis de Cabo Delgado, em Namanhumbir através da empresa Montepuez Ruby Mining (MRM). Os depósitos de Montepuez foram descobertos em 2009. O envolvimento da Gemfields começou em junho de 2011, quando foi assinado um acordo de joint venture entre a Gemfields e a Mwiriti Lda, o detentor original do título.

Nesse processo, a Gemfields adquiriu 75 por cento da mina de Montepuez. É geralmente reconhecida como um dos maiores depósitos de rubi no mundo e a maior mina de rubi em produção.

A MRM tem anunciado, pelo menos duas vezes por ano, receitas da venda de rubis, que aconetecem fora do país. Os lucros dos leilões rondam em média aos 37,2 milhões de dólares americanos.

Igualmente, as esmeraldas da Zâmbia, que se encontram entre as mais antigas da Terra, são apontadas como estando ao lado dos rubis nacionais e a movimentar o mercado da região.

Noticias Relacionadas

AIMO acolhe em Maputo 3.ª Competição Continental Africana de Soldadura

A Associação Industrial de Moçambique (AIMO) anunciou a realização...

Inaugurada a 1ª fábrica de gás de cozinha do País

Moçambique deu, esta semana, um passo decisivo na transformação...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...