Tuesday, September 1, 2026
spot_img

Cooperação Índia-Moçambique: explorando sectores de energia

O Ilustre Ministro do Petróleo e Gás Natural, Habitação e Assuntos Urbanos da Índia, S.E. Sr. Hardeep S. Puri, encontra-se em visita a Moçambique de 28 a 31 de Outubro de 2023, marcando sua primeira presença no país. Acompanhando o Honroso Ministro Puri, estão altos funcionários do Governo da Índia, assim como o CMD da ONGC Videsh Limited (OVL) e da Oil India Limited (OIL).

Esta visita é de grande importância, uma vez que empresas do setor público indiano, com participação majoritária do Governo da Índia, como a ONGC Videsh Limited (OVL), a Bharat Petroresources Limited (BPRL) e a Oil India Limited (OIL), detêm a maior parte do investimento na Área 1 dos campos de gás Rovuma em Cabo Delgado, totalizando 30%. A operação está a cargo da Total Energies, da França, que possui uma participação de 26,5% no investimento. No entanto, o projeto de exploração das reservas estimadas de 175 trilhões de pés cúbicos de gás e a subsequente conversão em Gás Natural Liquefeito (GNL) está paralisado desde abril de 2021, em decorrência do ataque terrorista hediondo e bárbaro ocorrido em Palma, em março do mesmo ano.

Durante sua estada, o Honroso Ministro do Petróleo e Gás Natural, Habitação e Assuntos Urbanos da Índia, S.E. Sr. Hardeep S. Puri, tem prevista uma reunião com seu homólogo moçambicano, S.E. Sr. Carlos Zacarias, Ilustre Ministro dos Recursos Minerais e Energia do Governo da República de Moçambique, bem como com S.E. Sr. Ernesto Max Tonela, Ilustre Ministro da Economia e Finanças do Governo da República de Moçambique. Além disso, está programada uma visita ao local do projeto em Palma.

Esta breve, porém prioritária, visita proporcionará tanto à Índia quanto a Moçambique a oportunidade de discutir aspectos estratégicos do Projeto de GNL, visando sua retomada em breve.

Noticias Relacionadas

Felisberto Navalha toma posse, esta quarta-feira, como Governador do Banco Central

Com a cerimónia de investidura marcada para quarta-feira (02/09),...

Secretário de Estado da Economia de Portugal e Embaixadora dos EUA visitam o stand da PROFILE na FACIM 2026

Por ocasião da abertura da 61.ª edição da FACIM,...

FACIM 2026 leva 28 países e três mil empresas ao mercado moçambicano

28 países já confirmaram participação na 61.ª edição da...

Sector segurador cresce cerca de 8% em 2025 e atinge 24 mil milhões de Meticais

Dados oficiais indicam que o sector de seguros registou,...