Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Produção de rubis em Moçambique aquém das metas para 2023

O governo moçambicano alertou que o país não atingirá a meta planeada de produção de rubis este ano. A produção deve cair quase 40% em comparação com 2022, quando a produção da pedra preciosa alcançou 4,4 milhões de quilates.

De acordo com um relatório do Ministério da Economia e Finanças sobre a execução do orçamento do primeiro semestre,os dados de produção de três empresas indicam que a meta planeada para 2023 não será atingida, com uma queda esperada de aproximadamente 38,83%.

Essa queda é explicada pela existência de cerca de duas toneladas (11.275.435 quilates) de estoque mantidas pela empresa Montepuez Ruby Mining, a maior produtora, e pelo fato de os depósitos em áreas concedidas aos grupos Fura Gems e Gem Rock não terem alto potencial de mineração e também não serem poderosos.

Para 2024, espera-se um crescimento de 3% em relação à projecção até o final de 2023, acrescenta o relatório em uma previsão que, se confirmada, representará uma produção de mais de três milhões de quilates no próximo ano.

O projecto de mineração de rubis em Montepuez, localizado apenas na província de Cabo Delgado, consiste em quatro licenças que abrangem 19.300 hectares, e é lar do maior depósito de rubis do mundo, descoberto pela multinacional Gemfields em 2012.

Os rubis estão entre as gemas mais raras e valiosas do mundo, e Moçambique se tornou um dos maiores produtores nos últimos anos. Um rubi notável de 55,22 quilates, originalmente com 101 quilates, descoberto em Moçambique em 2022 pela Fura Gems, tornou-se a jóia desse tipo mais grande e valiosa já vendida em leilão, arrecadando impressionantes 34,8 milhões de dólares em Nova York.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...