O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, se reuniu com o Ministro Indiano do Petróleo e Gás Natural, Dardeep Puri, para discutir áreas de cooperação, incluindo agricultura, transporte e comunicações.
Puri elogiou Nyusi como um líder visionário e destacou o potencial de investimento indiano nessas áreas, visando benefícios económicos e criação de empregos.
Além dessas áreas, foram identificadas oportunidades em biocombustíveis. O Ministro indiano se reuniu com os ministros moçambicanos de Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, e de Economia e Finanças, Ernesto Max Tonela.
Puri convidou Moçambique a se unir à Aliança Global de Biocombustíveis, destacando o potencial para cooperação bilateral.
As relações entre Moçambique e a Índia, com uma história de mais de 700 anos, foram ressaltadas por Puri, que enfatizou a relação independente entre os dois países por mais de 100 anos.
O Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, convidou o Presidente Nyusi para visitar a Índia por ocasião da Cimeira Vibrante Garatujar Global, programada para Janeiro de 2024.
Moçambique e a Índia têm actualmente um volume de comércio de até 5 bilhões de dólares americanos, com oportunidades para crescimento. No sector de energia, o investimento indiano ultrapassa os 11 bilhões de dólares americanos.