Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Mercado de capitais moçambicano regista desempenho notável no terceiro trimestre de 2023

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), divulgou dados que apontam para um crescimento notável em todos os indicadores do mercado de capitais durante o terceiro trimestre deste ano. O anúncio foi feito durante o Economic Briefing da CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique, onde Salim Cripton Valá, presidente do conselho de administração (PCA) da BVM, apresentou uma análise abrangente do desempenho e as perspectivas futuras.

A Bolsa de Valores demonstrou uma evolução consistente e positiva em todos os indicadores, não apenas em comparação com o período homólogo, mas também em relação ao segundo trimestre deste ano. Destacam-se os expressivos aumentos no segmento da Dívida Corporativa (+53,8%), Volume de Negócio (+38,8%) e Índice de Liquidez (+36,2%).

No que diz respeito à capitalização bolsista, a BVM registrou um crescimento de 25,3%, atingindo um montante acumulado de 178 mil milhões de meticais até o final de Setembro. Esse aumento representa agora 25% do Produto Interno Bruto (PIB), uma significativa ascensão em relação aos 21% registados há um ano.

O Volume de Negócios, que engloba o total de transacções realizadas, experimentou uma expansão notável de 40%, alcançando a marca de 19,3 mil milhões de meticais. Em comparação com o trimestre anterior, observou-se um aumento de 1,8% na capitalização bolsista e uma expressiva elevação de 38,8% no volume de negócios.

Durante sua apresentação, Salim Cripton Valá enfatizou as perspectivas de evolução futura do mercado de capitais moçambicano, destacando a resiliência do sector e seu papel cada vez mais relevante na economia do país. A ascensão da capitalização bolsista para 25% do PIB reflecte não apenas a robustez do mercado, mas também sua contribuição crescente para o desenvolvimento económico.

Noticias Relacionadas

Assinados contratos das primeiras 3 garantias do Fundo de Garantia Mutuária

No âmbito da realização, em Ricatla, Distrito de Marracuene,...

Governo lança Fundo de Garantias Mutuárias num valor de 40 milhões de dólares

Foi lançado, o Fundo de Garantias Mutuárias, em Ricatla,...

TICAD-9 aponta Moçambique como beneficiário directo de investimentos em transporte, energia e conectividade digital

O sector de infra-estruturas em Moçambique será um dos...

Trinta países confirmam presença na FACIM-2025

Preparativos da exposição estão em 90 por cento Pelo...