Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Café produzido em Manica, na reserva de Chimanimani, será exportado para o Reino Unido

O café orgânico produzido no Parque Nacional de Chimanimani, na província de Manica, deu um salto significativo ao estrear-se na exportação para o mercado do Reino Unido com os primeiros 500 quilogramas, seleccionados manualmente, grão a grão, nos últimos tempos.

“É um dia histórico”, anunciou a Café Chimanimani, um projecto fundado por antigos jornalistas locais, destacando que a produção desse café em uma área protegida começou há pouco mais de três anos.

“Quando iniciamos esta aventura de produzir café em 2020, não podíamos imaginar que tão cedo nosso produto seria apreciado e procurado por um mercado tão importante e exigente como o do Reino Unido. É um mercado onde o consumidor procura cada vez mais por cafés especiais. Não é apenas café que eles procuram, mas um café excepcional”, afirmou uma fonte da empresa.

Nas terras altas enevoadas das montanhas de Chimanimani, o café orgânico é produzido como parte de um sistema agro-florestal que contribui para o reflorestamento de áreas degradadas e desmatadas da reserva, protegendo o solo, flora e fauna.

A empresa descreve o momento como “histórico” ao concretizar a exportação dos primeiros 500 quilogramas dos mil encomendados em Junho de 2023 pelo parceiro britânico, conforme acordo assinado em Londres naquela altura.

“O tempo que levou deve-se às dificuldades que ainda enfrentamos para processar e classificar o café, ainda é um processo manual, mas esperamos mecanizar em breve. Agradecemos aos nossos colaboradores que tiveram a árdua missão de seleccionar e classificar grão a grão esses 500 quilogramas de café por longos quatro meses”, explicou a empresa.

Moçambique aderiu à Organização Internacional do Café (OIC) na mesma ocasião, em Junho passado, em Londres, na presença do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia.

Noticias Relacionadas

Exportações de algodão resgistam queda acentuada, mas sector preserva potencial de recuperação

As exportações de algodão moçambicano registaram, em 2024, uma...

Eni aposta em 150 mil hectares para produzir 130 mil toneladas de óleo vegetal e criar 120 mil empregos em Moçambique

A multinacional petrolífera italiana Eni, operadora do empreendimento Coral...

Aprovados novos preços mínimos de referência para a comercialização do algodão

O Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA) e...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...