Sexta-feira, Outubro 18, 2024
spot_img

Taxa de juro de referência para crédito mantém-se em 23,50% em Fevereiro

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou que a taxa de juro de referência, conhecida como Prime Rate, para as operações de crédito em Moçambique permanecerá em 23,50% em Fevereiro, mantendo-se pelo segundo mês consecutivo nesse patamar.

Segundo a AMB, a Prime Rate tem uma história recente de variações significativas. Após atingir seu ponto mais baixo em Fevereiro de 2021, com 15,5%, a taxa começou a subir, alcançando 23,50% em Abril e posteriormente 24,10% em Julho, mantendo-se nesse nível nos meses seguintes. Em Janeiro de 2024, a taxa retornou ao valor de Abril do ano anterior, após seis meses consecutivos em 24,10%, e permanecerá inalterada em Fevereiro, conforme decisão da AMB.

Esses aumentos na Prime Rate estão associados à elevação da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO), que influencia o cálculo da Prime Rate, pelo Banco Central, como medida para controlar a inflação. O Banco de Moçambique manteve a taxa MIMO em 17,25%, assim como as reservas obrigatórias exigidas aos bancos comerciais.

A criação da Prime Rate em 2017 foi um esforço conjunto do banco central e da AMB para padronizar as taxas de referência no custo do dinheiro, visando simplificar as operações de crédito com uma taxa única, acrescida de uma margem (spread) determinada pela análise de risco de cada contrato.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...

BdM fixa em 30 milhões de meticais capital social mínimo para fundo de garantias

O Banco de Moçambique estabeleceu o capital social mínimo...

PMI mantém-se positivo em setembro pelo quinto mês consecutivo

De acordo com o Standard Bank, que efectuou o...

GAFI destaca melhorias em Moçambique na luta contra o financiamento ao terrorismo

O Grupo Internacional de Acção Financeira (GAFI) elogiou o...