Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Governo da Suécia pretende financiar projecto de energias renováveis no Norte de Moçambique

O governo da Suécia planeia investir mais de 420 milhões de meticais em um projecto de energias renováveis chamado ‘GERASOL’, que será implementado no Norte de Moçambique ao longo de quatro anos. A iniciativa será conduzida pela SNV, uma organização holandesa de desenvolvimento sem fins lucrativos que trabalha com comunidades vulneráveis, governos e sector privado em 24 países, em colaboração com o Instituto Industrial e Comercial de Nampula.

A embaixadora da Suécia em Moçambique, Mette Sunnegren, destacou que o projecto visa impulsionar o desenvolvimento das comunidades, com a expectativa de criar empregos para três mil jovens. Além disso, parte do financiamento será destinado à formação de jovens em reparação de sistemas de energia limpa, visando suprir a demanda por técnicos treinados nessa área no país.

Tomé Chacuchacha, director do gabinete do secretário de Estado de Nampula, assegurou que o governo irá estabelecer mecanismos para garantir a sustentabilidade do projecto nas comunidades.

Dados de um relatório divulgado em 2023 pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e pela Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) mostram que Moçambique tem avançado significativamente no sector de energias renováveis. Em 2022, as energias renováveis mantiveram sua posição como principal fonte de produção de energia, representando 62% da geração, apesar do aumento da geração térmica. Além disso, o país exportou 27% de sua produção para países vizinhos em 2022, buscando se posicionar como um polo energético na região da África Austral.

Noticias Relacionadas

Moçambique adia a conclusão da central eléctrica a gás para 2027 devido ao aumento dos custos

Moçambique adiou para 2027 a conclusão da Central Térmica...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...