Sábado, Maio 11, 2024
spot_img

Conferência Empresarial em Maputo analisa as Energias Renováveis em Moçambique

No próximo dia 24 de Novembro, sexta-feira, realiza-se a 3ª Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique (RenMoz), a ter lugar no Hotel Montebelo Indy em Maputo. O evento, considerado como o ponto de encontro dos principais stakeholders e especialistas nacionais e internacionais do sector das energias renováveis, surge no seguimento do “Mozambique – EU Global Gateway Investment Forum” que decorrerá nos dias antes, a 22 e 23 de Novembro. 

A edição deste ano vem reforçar as duas edições anteriores, acentuando o historial da RenMoz enquanto evento de referência do sector, organizado por quem acompanha e conhece todos os detalhes sobre as energias renováveis em Moçambique.

Muitas actividades estão previstas para esta conferência, destacando-se o lançamento da 3ª edição do ‘Resumo: Renováveis em Moçambique 2023’, sucedendo-se às publicações de 2022 e de 2021, reforçando-se enquanto publicação-chave sobre o sector das energias renováveis no mercado moçambicano. 

Utilizado tanto pelo Governo como pelo sector privado, o Resumo fornece a informação mais relevante dos vários segmentos de mercado, com actualizações sobre o mercado das energias renováveis em Moçambique em termos estatísticos, de legislação, stakeholders, projectos e programas para cada segmento de mercado. Para além deste documento, a Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique 2023 irá apresentar os ‘Market Insights’ do GET.invest, com os mais recentes dados e oportunidades de investimento nos sectores de Produtores Independentes de Energia (PIE) e auto-consumo para serviços do Comércio e Indústria (C&I).

Ainda na conferência, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) irá apresentar a “Estratégia Governamental & Enquadramento Regulatório”, numa sessão institucional que pretende clarificar qual o futuro do sector das renováveis em Moçambique; a Electricidade de Moçambique (EDM), por sua vez, irá apresentar quais os projectos prioritários que estão em desenvolvimento no âmbito dos produtores independentes de energias renováveis e expansão da rede. Na mesma sessão, o Fundo de Energia (FUNAE) terá a oportunidade de apresentar projectos para aumentar o acesso à energia fora da rede e explicar de que forma se irá coordenar com as iniciativas privadas.

Existirão ainda sessões dedicadas ao sector privado, que darão a conhecer os recursos disponíveis para as empresas, contando com a presença dos porta-voz do MIREME e da ARENE, bem como agências implementadoras dos programas com concursos para projectos de energias renováveis, nomeadamente o GET FiT e o PROLER. Posteriormente, serão apresentadas empresas a operar em Moçambique, os seus produtos, serviços e possíveis parcerias relacionadas com o sector das energias renováveis. 

A Conferência encerrará com uma sessão dedicada ao investimento, durante a qual financiadores e investidores com interesse no mercado moçambicano de energias renováveis irão apresentar-se e esclarecer quais os tipos de projectos e/ou empresas que estão à procura, bem como quais as condições de investimento.

A RenMoz é organizada pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntamente com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), com o apoio do GET.invest Mozambique, financiado pela União Europeia e a Alemanha e parte do programa europeu GET.invest.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique atinge 67% da meta de electrificação

Moçambique está a realizar grandes avanços em seu objectivo...

OHROS e SolarWorks expandem acesso à energia renovável em Moçambique

A OHROS Consulting Group, empresa de consultoria internacional especializada...

Volume de negócios da EDM aumenta 14% em 2023

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou nesta Quarta-feira, 8...

HCB anuncia pagamento de dividendos de mais de 6,3 mil milhões de meticais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou nesta Quarta-feira...