Quarta-feira, Maio 15, 2024
spot_img

ROMPCO prepara-se para participar do Africa Energy Indaba 2024

A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO), uma joint venture entre os governos da África do Sul, Moçambique e a Sasol, está se preparando para participar do Africa Energy Indaba 2024. O foco da participação será debater a redução do fornecimento de gás e seus impactos para os consumidores africanos.

De acordo com o CEO da empresa, Mlandzeni Boyce, o encontro será uma oportunidade para discutir, juntamente com líderes governamentais, a maximização do valor dos recursos naturais na África e estratégias para flexibilizar o fornecimento de gás para os mais vulneráveis.

“A indústria enfrenta desafios significativos, incluindo preocupações com o fornecimento de gás alternativo, preços elevados e incertezas decorrentes do declínio previsto dos campos de gás de Pande e Temane”, afirmou Boyce, conforme reportado pelo Engineering News.

Boyce destacou que o sector privado deve desempenhar um papel fundamental na promoção de parcerias e na agregação do fornecimento de gás, como no projeto da Unidade Flutuante de gaseificação de Armazenamento da Matola (FSRU) ao largo da costa de Moçambique.

O CEO ressaltou ainda que o gás é mais eficiente do que a energia térmica a carvão e apresenta uma alternativa mais ecológica, alinhando-se com os esforços globais para reduzir as emissões. A integração dos sistemas ‘gás para energia eléctrica’ (gas-to-power) também prepara a rede para uma quota crescente de fontes de energia renováveis.

“A estratégia da ROMPCO para 2024 envolve parcerias com fornecedores e utilizadores de gás para buscar prontamente soluções alternativas e garantir um fornecimento contínuo e confiável do produto”, afirmou.

Além de participante, a ROMPCO é patrocinadora gold do evento, que ocorrerá entre os dias 5 a 7 de Março, na Cidade do Cabo. Espera-se a participação de diversos líderes dos sectores da Indústria e da Energia, assim como governantes, políticos, inovadores e partes interessadas.

Entrevistas Relacionadas

Dívida da ENH em Projectos de Gás Pode impactar negativamente as finanças do país, adverte Estudo do CIP

Em estudo recente do Centro de Integridade Pública (CIP)...

Estudo revela potencial de gás natural na Bacia de Maniamba em Niassa

Um grupo de cientistas está estudando o potencial energético...

MMEC 2024: “Balança comercial do país é sustentada pela indústria extractiva” Filipe Nyusi

A indústria extractiva, vista como um dos principais pilares...

Inicia a 10ª Edição da Conferência e Exposição de Energia e Mineração de Moçambique

Moçambique acolhe hoje à décima edição da Conferência e...