Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

ExxonMobil reafirma compromisso com projecto de gás na bacia do Rovuma

A ExxonMobil, petrolífera norte-americana, reafirmou seu compromisso de investir no projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL) na Área 4 da bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, Norte de Moçambique. O director-geral da companhia em Moçambique, Arne Gibbs, destacou que a empresa nunca interrompeu suas operações e está empenhada no desenvolvimento do projeto.

“Estamos em coordenação com as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e o Ministério da Defesa Nacional para garantir a segurança. Também estamos trabalhando com o governo para ajudar as empresas locais a maximizar o Conteúdo Local, especialmente com a iminente volta da TotalEnergies”, afirmou Gibbs.

Em uma audiência com o Presidente da República, Filipe Nyusi, Gibbs destacou a melhoria da segurança na província, especialmente na área onde os empreendimentos de gás natural estão localizados. “Quero reconhecer o trabalho das FDS. Ainda temos desafios, mas a situação está melhor do que há alguns anos”, ressaltou.

Em Julho passado, o vice-presidente sénior da ExxonMobil, Peter Clarke, afirmou em uma conferência no Canadá que o projecto de GNL estava progredindo bem e previa-se a aprovação final em 2025. “Muito depende da situação de segurança, que tem sido bem gerenciada. O governo local está fazendo um bom trabalho e esperamos mais notícias positivas até o final do ano”, disse Clarke.

Na Área 4 (operada pela Mozambique Rovuma Venture), a ExxonMobil detém uma participação de 35,7% no contrato de concessão. Recentemente, a empresa de consultoria financeira Deloitte estimou que as reservas de gás natural de Moçambique poderão gerar uma receita de 100 bilhões de dólares.

Noticias Relacionadas

ENH quer assumir operação directa de projectos de exploração de gás em Moçambique

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) pretende passar de simples...

Oxfam: “Moçambique deve rever tributação das multinacionais para acabar com desigualdades sociais”

O representante da Oxfam em Moçambique, Romão Xavier, defende...

Moçambique busca revisão do quadro jurídico do sector extractivo

Estão a decorrer em todo o País seminários de...

Transparência e impacto social: o que diz o modelo moçambicano de partilha de recursos?

Num contexto global em que a gestão responsável dos...