Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

Cabo Delgado: Governo procura mecanismos para regresso da exploração do gás na bacia do rovuma

Governo está à procura de mecanismos para o retorno, em breve, das actividades de exploração do gás natural liquefeito na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, paralisadas devido ao terrorismo, informou esta quarta-feira, 10 de Janeiro, a Rádio Moçambique (RM).

Neste sentido, o Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve encontros separados, esta terça-feira, com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás da Índia e representantes das empresas indianas com investimentos na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

No encontro com o chefe do Estado moçambicano, os investidores indianos reafirmaram o compromisso em continuar a investir no gás do País, bem como o regresso das actividades naquela zona de exploração.

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, explicou que a Índia tem uma participação de 30% do total dos investimentos na exploração do gás do Rovuma, e até aqui já investiu cerca de 13 mil milhões de dólares.

O governante garantiu que a concessionária francesa TotalEnergies e as empresas indianas estão em coordenação para o rápido regresso das actividades na Área 1 da Bacia do Rovuma

Para esta quarta-feira, o Presidente da República tem como agenda discursar na abertura da Cimeira Global de Gujarat, manter conversações com o homólogo da República Checa, visitar o Museu Mahatma Gandi e ainda reunir-se com a comunidade moçambicana residente em Gujarat, na Índia.

Entrevistas Relacionadas

A CNOOC expande operações em Moçambique com novos contratos offshore

A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), multinacional líder...

Parlamento institui comissão para selecção do comité de supervisão do fundo soberano

O Parlamento de Moçambique realizou uma reunião nesta Quarta-feira,...

MIREME anuncia alteração de parceiros da ÁREA 4 da Bacia do Rovuma

O Governo de Moçambique, através do Ministério dos Recursos...

Projecto Linkar traça o roteiro para promover oportunidades de negócios em 2024

A busca por oportunidades de negócios para as Pequenas...