Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Actividade empresarial regista subida após cinco meses de estabilização

O índice Purchasing Managers Index™ (PMI™) do Standard Bank divulgou um aumento na actividade empresarial em Moçambique em Fevereiro, marcando a primeira subida em cinco meses e a maior desde Julho de 2023. O relatório, publicado na Terça-feira, 5 de Março, destaca uma série de factores que contribuíram para essa melhoria, incluindo expansão em vendas, aquisições e contratação de pessoal.

O aumento na actividade empresarial é determinado por um novo período de expansão em várias áreas, conforme indicado no documento. Pela primeira vez desde setembro do ano passado, as condições das empresas se fortaleceram, impulsionadas pelo crescimento nos volumes de novos negócios. No entanto, esse aumento de demanda também gerou pressão sobre a capacidade das empresas, reflectida pelo aumento nas encomendas em atraso pela primeira vez em um ano.

De acordo com o estudo, o índice PMI caiu em novembro passado, pela primeira vez desde janeiro de 2023, revelando uma desaceleração na demanda e na atividade económica, persistindo em queda até janeiro deste ano. No entanto, em fevereiro, o índice subiu para território positivo, alcançando 50,7.

O relatório destaca ainda que as empresas moçambicanas assinalaram principalmente um novo crescimento da actividade, interrompendo sequências de declínio de três e dois meses, respectivamente. Isso foi impulsionado pelo aumento no número de clientes, maior procura, mais aquisições de meios de produção e produtividade. No entanto, apenas o sector da construção registrou contrações nas vendas.

Por outro lado, o emprego nas empresas moçambicanas subiu em fevereiro, após cair pela primeira vez em dois anos. Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank Moçambique, destacou que o PMI também indicou um aumento na confiança das empresas em fevereiro. Ele atribuiu esse cenário à perspectiva de um novo alívio na política monetária e às expectativas de retomada do investimento nos projectos de gás natural liquefeito (GNL) em Cabo Delgado.

O índice PMI do Standard Bank, baseado nas respostas dos directores de compras de cerca de 400 empresas do sector privado, reflecte uma ligeira melhoria na saúde da economia do sector privado em Moçambique. As perspectivas de alívio na política monetária e o optimismo em relação aos investimentos em projectos de GNL sugerem um cenário favorável para o crescimento económico no país, apesar dos desafios de segurança persistentes.

Entrevistas Relacionadas

Cimentos de Moçambique investe 60 milhões de dólares para duplicar produção em Sofala

A Cimentos de Moçambique (CM) anunciou um investimento de...

Omar Mithá lidera o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano

Omar Mithá, actual PCA do Banco Nacional de Investimentos...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...

Novo corrector de bolsa vem dinamizar o mercado de capitais em Moçambique

O Mercado de Capitais em Moçambique já conta com...