Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Produção de rubis em Moçambique registou uma queda de 35,6% em 2023

A produção de rubis em Moçambique sofreu uma queda de 35,6% em 2023, totalizando 2,7 milhões de quilates. Essa cifra ficou bem abaixo da meta inicialmente estabelecida, que era de mais de 7 milhões de quilates.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia e Finanças nesta Segunda-feira (11), o desempenho negativo está directamente relacionado aos baixos níveis de produção da maior mineradora deste mineral, além de problemas técnicos com equipamentos e os ataques terroristas na região.

No ano anterior, em 2022, a produção foi de 4,2 milhões de quilates, e no ano anterior a isso, atingiu-se a marca de 5 milhões de quilates.

A Gemfields, uma das principais empresas do sector, anunciou em Dezembro que os leilões de pedras preciosas, especialmente rubis extraídos em Montepuez, na província de Cabo Delgado, geraram uma receita total de mil milhões de dólares em nove anos.

Os rubis brutos vendidos entre Novembro e Dezembro de 2023 foram extraídos pela Montepuez Ruby Mining, uma empresa detida em 75% pela Gemfields e em 25% pelo parceiro moçambicano Mwiriti, alcançando o preço médio de 290,02 dólares por quilate.

Enquanto isso, a mina de rubis de Montepuez é considerada como um dos mais significativos depósitos de rubis, em termos mundiais, recentemente descobertos.

Noticias Relacionadas

ENH quer assumir operação directa de projectos de exploração de gás em Moçambique

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) pretende passar de simples...

Oxfam: “Moçambique deve rever tributação das multinacionais para acabar com desigualdades sociais”

O representante da Oxfam em Moçambique, Romão Xavier, defende...

Moçambique busca revisão do quadro jurídico do sector extractivo

Estão a decorrer em todo o País seminários de...

Transparência e impacto social: o que diz o modelo moçambicano de partilha de recursos?

Num contexto global em que a gestão responsável dos...