Sunday, February 1, 2026
spot_img

Inflação acumulada em 12 meses em Moçambique caiu 4% em Fevereiro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a inflação em Moçambique foi de 4% em Fevereiro, representando uma queda em relação aos 4,19% registados em Janeiro. Esta é a segunda queda consecutiva na inflação mensal, com os preços a subirem cerca de 0,47% em comparação com os 0,93% de Janeiro e os 1,29% de Dezembro.

De acordo com o relatório do Índice de Preços no Consumidor (IPC) do INE, as divisões de Educação e Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foram as que registaram as maiores subidas de preços, com variações de 8,61% e 6,89%, respectivamente.

O governo recentemente anunciou que o país teria um crescimento económico de 5% em 2023, em comparação com os 4,4% em 2022, superando a média regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O crescimento económico foi impulsionado pela Indústria Extractiva, Turismo, Agricultura, Transportes e Comunicações, entre outros sectores, resultado de políticas e reformas implementadas para dinamizar as actividades económicas do sector privado e atrair investimento.

Noticias Relacionadas

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...

Inflação média deverá subir de 4,8% em 2026 para 8,4% em 2027, prevê Oxford Economics

A inflação em Moçambique deverá abandonar a trajectória de...

Fundo Soberano cresce em 6% para mais de USD 116 milhões

O Fundo Soberano de Moçambique registou um crescimento significativo...

Juros da dívida de Moçambique com maior queda desde 2018

Os juros da dívida de Moçambique conheceram a maior...