Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023 elaborado pelo Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, o Banco Mundial, através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), detém 29% da dívida externa total do país, que ultrapassa os 10,2 mil milhões de dólares.

Após uma contracção de 3,2% em 2022, o stock nominal da dívida externa do governo aumentou 2,4% ao longo de 2023, principalmente devido aos desembolsos do FMI e do Japão. O relatório destaca que a dívida externa tem mostrado uma tendência de estabilização, não retornando aos níveis altos de 2021.

A China é o segundo maior credor, com 15% da dívida, seguida pelo FMI com 10%, e Portugal e Japão, ambos com 4%. O relatório menciona ainda que Moçambique emitiu Eurobonds “MOZAM 2032” no valor de 900 milhões de dólares, equivalente a 9% do total da dívida.

Em relação ao financiamento externo, o relatório observa que a dívida multilateral tem gerado fluxos líquidos positivos (aumento do stock), enquanto a dívida bilateral tem gerado fluxos líquidos negativos.

Na semana passada, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, destacou o papel de Moçambique como base do mercado de electricidade na África Austral e prometeu novas parcerias para impulsionar o sector energético nacional. Em 2023, o Banco Mundial aprovou um crédito de 300 milhões de dólares para o projecto “Mais Oportunidades”, que visa criar mais de 26 mil novos empregos até 2029.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...