Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o seu desejo de reverter a queda no comércio com Portugal, procurando atrair empresas portuguesas para investir em Moçambique.

Eduardo Sengo, director-executivo da CTA, destacou que, apesar das relações históricas e culturais entre Moçambique e Portugal, tem-se observado uma redução no nível dessas relações comerciais nos últimos anos. Ele ressaltou a importância de fortalecer os laços comerciais entre os dois países, citando uma queda significativa nas exportações moçambicanas para Portugal nos últimos dez anos.

Para reverter essa tendência, a confederação pretende colaborar com o sector empresarial português interessado em expandir internacionalmente. Eduardo Sengo mencionou a possibilidade de um acordo de cooperação com o município de Santa Maria da Feira, no distrito do Porto, como resultado da visita da missão empresarial a Portugal.

Durante a visita ao Porto de Sines, foram identificadas oportunidades na área da gestão portuária e logística, bem como a possibilidade de aprender com a experiência de redução de papel (paperless) e aplicar essas práticas em Moçambique.

No final da visita, o presidente dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, expressou interesse em aprofundar a relação com o sector empresarial moçambicano, afirmando a disponibilidade para fomentar as trocas comerciais nos dois sentidos.

A missão empresarial será concluída com o Fórum de Negócios Moçambique-Portugal, a realizar-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na tarde do dia 24, com a presença esperada dos presidentes de ambos os países.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...