Segunda-feira, Maio 6, 2024
spot_img

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o seu desejo de reverter a queda no comércio com Portugal, procurando atrair empresas portuguesas para investir em Moçambique.

Eduardo Sengo, director-executivo da CTA, destacou que, apesar das relações históricas e culturais entre Moçambique e Portugal, tem-se observado uma redução no nível dessas relações comerciais nos últimos anos. Ele ressaltou a importância de fortalecer os laços comerciais entre os dois países, citando uma queda significativa nas exportações moçambicanas para Portugal nos últimos dez anos.

Para reverter essa tendência, a confederação pretende colaborar com o sector empresarial português interessado em expandir internacionalmente. Eduardo Sengo mencionou a possibilidade de um acordo de cooperação com o município de Santa Maria da Feira, no distrito do Porto, como resultado da visita da missão empresarial a Portugal.

Durante a visita ao Porto de Sines, foram identificadas oportunidades na área da gestão portuária e logística, bem como a possibilidade de aprender com a experiência de redução de papel (paperless) e aplicar essas práticas em Moçambique.

No final da visita, o presidente dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, expressou interesse em aprofundar a relação com o sector empresarial moçambicano, afirmando a disponibilidade para fomentar as trocas comerciais nos dois sentidos.

A missão empresarial será concluída com o Fórum de Negócios Moçambique-Portugal, a realizar-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na tarde do dia 24, com a presença esperada dos presidentes de ambos os países.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...