google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Fórum de Investimento Árabe-Moçambique: Nyusi destaca áreas prioritárias para investimentos

Na quarta-feira, 24 de julho, o Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou os empresários árabes a continuarem a investir em Moçambique durante o Fórum de Investimento Árabe-Moçambique. O evento teve início hoje e termina na quinta-feira, 25 de julho.

No seu discurso de abertura, Nyusi destacou cinco áreas prioritárias para o investimento, oferecendo várias oportunidades para os empresários árabes.

O Presidente enfatizou a importância dos complexos aeroportuários, tirando partido da situação geoestratégica de Moçambique. Mencionou oportunidades noutros portos, incluindo a recente iniciativa conjunta do Botswana, Moçambique e Zimbabué para a construção do porto Techobanini, que irá satisfazer as necessidades destes países. Nyusi também sublinhou a importância das estradas com portagem nas parcerias público-privadas, destacando a Estrada Nacional Número 1 (N1), que liga todo o país com ramificações para a costa e países do interior. “Acreditamos que há necessidade de começar a pensar numa estrada alternativa que possa facilitar a circulação e aproximar algumas zonas de produção”, disse.

Nyusi destacou a construção da barragem de Mphanda Nkuwa, que é crucial para a produção de energia limpa para o mercado da África Austral. O projeto está em fase de estruturação comercial para viabilização, incluindo a mobilização financeira. Referiu ainda os campos de hidrocarbonetos ainda em fase de pesquisa e o potencial de investimento em energias renováveis, nomeadamente solar, e em recursos minerais estratégicos para a produção de baterias eléctricas.

O fórum, que junta empresários árabes e moçambicanos, prossegue até amanhã, explorando oportunidades de investimento em várias outras áreas, procurando reforçar as relações económicas e promover o desenvolvimento sustentável em Moçambique.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...