Tuesday, October 15, 2024
spot_img

Mozambican banks record profits of 192.3 million dollars in the first half of the year

O lucro conjunto dos cinco maiores bancos comerciais de Moçambique – Banco Comercial e de Investimentos (BCI), Millennium bim, Standard Bank Moçambique, Absa Bank Moçambique e Moza Banco – subiu 9,5% no primeiro semestre de 2024, atingindo 12,4 mil milhões de meticais (equivalente a 192,3 milhões de dólares). O valor representa um aumento face aos 11,3 mil milhões de meticais (175,3 milhões de dólares) registados no mesmo período de 2023.

Os relatórios financeiros semestrais, revelados pela agência Lusa, destacam o Standard Bank Moçambique como o banco com maior crescimento entre os cinco maiores. O banco, um dos três considerados sistémicos pelo Banco Central, registou um aumento de 3% nos lucros, totalizando 3,9 mil milhões de meticais (60 milhões de dólares).

Seguiu-se o BCI, detido maioritariamente pela Caixa Geral de Depósitos, com um aumento de 2,8% no período, atingindo um lucro de 3,5 mil milhões de meticais (54,2 milhões de dólares). No entanto, o Millennium bim, o segundo maior banco do país e também classificado como sistémico, viu os seus lucros caírem mais de 4% para 3,2 mil milhões de meticais (49,6 milhões de dólares).

Entrevistas Relacionadas

Mozambique places 82 ME in Treasury Bonds via the stock exchange

This week Mozambique placed 5,727 million meticais (82 million...

BM sets minimum share capital for guarantee fund at 30 million meticais

The Bank of Mozambique has set a minimum share...

PMI remains positive in September for fifth successive month

According to Standard Bank, which conducted the survey, the...

FATF highlights Mozambique’s improvements in the fight against terrorist financing

The International Financial Action Task Force (FATF) praised Mozambique's...