google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

Aprovados novos preços mínimos de referência para a comercialização do algodão

O Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA) e a Associação Algodoeira de Moçambique (AAM) aprovaram, na sexta-feira (30), por consenso, os novos preços mínimos de referência para a comercialização do algodão caroço na campanha agrária 2024/2025.

A nova tabela fixa o preço em 22 meticais por quilograma para o algodão de primeira qualidade e 15,5 meticais para a segunda qualidade, com uma taxa de descaroçamento estabelecida em 6,5 meticais.

Falando no final da reunião negocial, o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Mito Albino, declarou que o preço daquela cultura de rendimento não contará com subsídios governamentais, porque o Orçamento do Estado não permite apoios directos para a equação do preço final na presente campanha.

“O importante é que houve um acordo possível, sem mortos nem feridos”, afirmou o governante, destacando o consenso alcançado entre os principais intervenientes do sector.

Num outro desenvolvimento, o dirigente garantiu que o Executivo irá disponibilizar uma linha de crédito com taxas de juro ‘extremamente’ bonificadas. A previsão é de uma taxa de zero por cento para os que estiverem agregados na cadeia de valor dos agro-indústrias e pretenderem adquirir equipamentos e insumos agrários, ao passo que para os que estiverem fora será aplicada uma taxa de até cinco por cento.

Roberto Mito Albino alertou, no entanto, aos potenciais beneficiários, que todas as transacções e linhas de apoio irão decorrer dentro de uma plataforma digital para evitar informalidade e disciplinar os mecanismos de acesso ao crédito para a mecanização e aquisição de insumos. “Apenas beneficiarão de créditos das novas linhas de financiamento do sector os que estiverem registados no sistema”, concluiu o dirigente. (Nota Informativa)

Noticias Relacionadas

Eni aposta em 150 mil hectares para produzir 130 mil toneladas de óleo vegetal e criar 120 mil empregos em Moçambique

A multinacional petrolífera italiana Eni, operadora do empreendimento Coral...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...

Moçambique poderá reduzir importações com a produção local de biocombustíveis

Moçambique tem as condições agrícolas necessárias para produzir grandes...

IIAM recebeu um financiamento de 17 milhões de meticais para produção de sementes melhoradas em Nampula

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) garantiu...