O governo moçambicano distinguiu uma dezena de exportadores e investidores no país, um acto testemunhado pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
A distinção surge no âmbito da 60ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) evento que teve início esta segunda-feira (25) no posto administrativo de Ricatla, distrito de Marracuene, província meridional de Maputo.
Para o efeito, como maior exportador para grandes projectos, cuja classificação é única, o Executivo premiou a mineradora australiana Vulcan Resources, que opera desde 2022, as minas de carvão, no distrito de Moatize, província de Tete, centro do país.
No entanto, a província meridional de Gaza assumiu hoje o título de Província de Honra, pelo facto de exibir o potencial agrícola, mineral e turístico. Já a África do Sul coube o título País de Honra na 60ª edição da FACIM.

Maior Exportador do sector Agrícola
1º lugar: SANAM Sociedade Algodoeira de Namialo
2º lugar: Macs in Moz, Limitada
3º lugar: Belúzi Bananas, Limitada
Maior exportador do sector pesqueiro
1º lugar: Pescamar, Limitada
2º lugar: Marbeira Sociedade de Pescas, Limitada
3º lugar: Vitapesca, Limitada
Maior exportador do sector mineiro
1º lugar: JSPL Mozambique Minerals
2º lugar: Montepuez Ruby Mining
3º lugar: Haiyu (Mozambique) Mining Co
Maiores exportadores para os mercados preferenciais
Na União Europeia a fundição de alumínio Mozal, SARL.
Na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) está a empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa, que opera a barragem de Cahora Bassa, localizada em Tete.
Em termos de mercado preferencial para o mundo coube a Midal Cables.
No Malawi a M M Integrated Steel Millis Mozambique
No Zimbabwe – Electricidade de Moçambique
Na Índia – Minas de Benga, Limitada
Mercado preferencial – Mozambique Rovuma Ventures, SPL
Na África do Sul – Sasol Petroleum Temane
Estados Unidos da América – Kenmare Moma Processing Limited
Maior Pequena e Média Empresa (PME) exportadora do sector agrícola, em classificação única, está a Sociedade Algodoeira de Mutuali, que opera no distrito de Malema, província nortenha de Nampula.
Maior PME exportadora do sector pesqueiro, igualmente de classificação única, venceu a Chicoa Fish Farm.
Maior PME exportadora do sector mineiro
1º lugar: Helin Mining Co, Limitada
2º lugar: RT Recursos de Tantalite, Limitada
No que concerne aos maiores investidores dos sectores, agrícola destacam-se Mpombe Macadamia; energia – Vulcan Central Termoeléctrica de Moatize; indústria – Robust International; e Turismo – Tinga Birds View Resorts.
Dirigindo-se aos vencedores, Chapo vincou que os prémios representam mais do que números e contratos, porque narram histórias de visão, resiliência e coragem, que apesar das adversidades que incluem ciclones, COVID-19, manifestações violentas e ilegais pós-eleitorais que destruíram bens públicos e privados, os empresários acreditaram em Moçambique, arriscando inovando e abrindo novos mercados.
“Estas empresas continuam firmes a confiarem neste grande Moçambique. Aos laureados, dirigimos palavras de apreço: o vosso sucesso é orgulho nacional e inspiração para toda a Nação moçambicana; o vosso exemplo deve guiar outros empreendedores, nacionais e estrangeiros, a acreditarem no seu potencial e a multiplicarem o impacto económico e social das suas iniciativas em Moçambique e acreditarem neste Moçambique próspero”, afirmou.
Com o lema “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”, participam na 60ª edição da FACIM pelo menos 2.350 expositores nacionais e 800 estrangeiros, representando 30 países do mundo inteiro.
A Feira encerra próximo domingo.