O Governo anunciou a redução dos preços dos combustíveis, medida que entra em vigor a partir da meia-noite desta quinta-feira (19), em todo o território nacional. A decisão enquadra-se nos esforços do Executivo para aliviar o custo de vida dos moçambicanos, face ao actual contexto económico.
De acordo com um comunicado divulgado ontem pela Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), a gasolina passa a custar 83,57 meticais por litro, o que representa uma redução de 2,25 meticais face ao preço anterior de 85,82 meticais, correspondendo a uma diminuição de 2,62 por cento.
No caso do gasóleo, a descida é mais acentuada. O preço foi fixado em 79,88 meticais por litro, contra os anteriores 86,79 meticais, traduzindo uma redução de 6,91 meticais, equivalente a 7,96 por cento.
O petróleo de iluminação também registou uma queda no preço, passando de 69,35 meticais para 66,86 meticais por litro, uma redução de 2,49 meticais.
Relativamente ao Gás Natural Veicular (GNV), utilizado em viaturas, o novo preço é de 41,11 meticais por litro equivalente, contra os anteriores 42,40 meticais.
Já o preço do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), vulgarmente conhecido por gás de cozinha, mantém-se inalterado em 86,05 meticais por quilograma.
Os novos preços aplicam-se à venda ao público em postos de abastecimento localizados em distritos com terminais de distribuição nas cidades de Maputo, Matola, Beira, Nacala e Pemba.
Esta redução nos preços dos combustíveis insere-se no conjunto de medidas adoptadas pelo Executivo para mitigar o impacto da inflação e contribuir para o equilíbrio do poder de compra das famílias moçambicanas.