Sunday, April 19, 2026
spot_img

Moçambique autorizou 115 novos projectos de investimento avaliados em 5 MM$ no primeiro semestre

O Governo moçambicano autorizou, no primeiro semestre do presente ano, 115 projectos de investimento, orçados em aproximadamente 5 mil milhões de dólares (316 mil milhões de meticais), com potencial de criar cerca de 17 mil postos de trabalho.

A informação foi avançada este sábado (30), pela primeira-ministra, Benvinda Levi, durante o encerramento da 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo – FACIM 2025 que decorreu desde segunda-feira (25) no Centro Internacional Feiras e Exposições de Ricatla, localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo.

“Dos projectos aprovados, destaque vai para o Green Energy Moçambique, com um investimento total de 3 mil milhões de dólares e potencial de gerar 10 mil postos de trabalho”, assinalou a governante.

O projecto visa a construção e gestão de um parque industrial composto por unidades de processamento de minerais para a produção de dióxido de titânio, alumínio, aço, cimento, baterias, painéis solares, entre outros a serem implantados na província de Sofala.

Falando da FACIM 2025, a primeira-ministra afirmou que a exposição de bens e serviços nos diversos pavilhões na feira reflecte o pulsar da economia, destacando a importância dos seminários e eventos temáticos destinados à promoção de investimentos para o aumento da produção, abastecimento do mercado interno e das exportações.

No seu discurso de encerramento, a governante anunciou a participação de 2 334 expositores nacionais, 180 estrangeiros provenientes de 28 países, representantes do Estado e do sector privado de todas as províncias.

Levi sublinhou que na visita aos diferentes pavilhões atestou a elevação da criatividade, qualidade, inovação e diversificação dos bens e serviços expostos, com destaque para os produtos agrícolas, manufacturados, serviços de comunicação e tecnologias de informação, serviços de saúde, indústria cultural e criativa.

Noticias Relacionadas

Perspectivas Económicas para 2026 juntam parceiros e classe empresarial no BCI

O BCI acolheu, esta Terça-feira (15), no seu Auditório,...

Moçambique e Banco Mundial selam nova parceria estratégica avaliada em seis mil milhões de dólares

Ministra das Finanças, Carla Loveira, reuniu-se em Washington com...

CTA Lança Observatório Doing Business (DBO) na Primeira Mesa-Redonda de Conteúdo Local

A Confederação das Associações Económicas (CTA), através do seu...

Moçambique líquida dívida ao FMI e zera saldo em 630 milhões de euros

Moçambique concluiu o pagamento integral da sua dívida ao...