Inflação dá sinal de alívio em Agosto com queda generalizada dos preços, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). A redução de 0,28% foi impulsionada sobretudo pela divisão de Alimentação e bebidas não alcoólicas, com destaque para a descida dos preços do tomate, alface, cebola, feijão manteiga, carapau e repolho.
Apesar da redução mensal, entre Janeiro e Agosto de 2026, o nível geral de preços aumentou 4,83%, influenciado principalmente pelos sectores dos Transportes e da Alimentação e bebidas não alcoólicas.
Em termos homólogos, comparando Agosto de 2026 com o mesmo mês de 2025, os preços aumentaram 6,45%, com maior pressão nos Transportes, que cresceram 14,77%, e na Alimentação e bebidas não alcoólicas, com 8,91%.
Todos os centros analisados pelo INE registaram redução mensal dos preços, sendo Xai-Xai a cidade com a maior queda, de 1,21%, seguida da Beira, com 0,51%.



