Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Sector privado regista novas quedas

O nível de confiança dos empresários moçambicanos na economia para os próximos 12 meses caíram para o valor mais baixo dos últimos quatro anos, de acordo com o inquérito ‘Purchasing Managers’ Index’ (PMI), barómetro da atividade empresarial.

“Embora as empresas tenham aumentado o emprego, as previsões de atividade futura foram mais cautelosas em setembro”, lê-se no relatório do inquérito, que afirma que “os níveis de confiança para os próximos 12 meses caíram para o mínimo em quase quatro anos, devido às preocupações com o impacto a longo prazo da pandemia” da covid-19.

O índice, que melhorou ligeiramente, de 46,1 pontos em agosto, para 46,6 pontos em setembro, mantém-se em território negativo, já que um valor abaixo dos 50 indica uma degradação das condições empresariais face ao mês anterior.

Em setembro, a economia do sector privado moçambicano registou novas e acentuadas quedas na actividade e na procura; o declínio geral abrandou ligeiramente a partir de agosto, para o que contribuiu o primeiro aumento do emprego em seis meses”, aponta-se no documento, que salienta que “as restrições devido ao novo coronavírus tiveram um impacto adicional na atividade empresarial e na procura no final do terceiro trimestre”.

Apesar da redução na atividade e na procura dos clientes, as empresas moçambicanas já retomaram as contratações: “As empresas aumentaram as contratações durante o mês de setembro, após um período de cinco meses de perda de postos de trabalho em virtude das restrições da covid-19”, conclui-se no documento.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...