Domingo, Novembro 10, 2024
spot_img

A Feira Internacional de Maputo FACIM inicia hoje

A 56ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) abre hoje, 30 de Agosto, e decorrerá até 5 de Setembro nas instalações da instituição em Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo.

Até quinta-feira, 122 expositores tinham-se inscrito no evento, contra os 250 esperados.

Sob o lema “Industrialização, Inovação e Diversificação da Economia Nacional”, a FACIM, que foi cancelada no ano passado por causa da pandemia de Covid-19, terá lugar de forma híbrida, com expositores no local e participantes virtuais.

A porta-voz do governo Ludovina Bernardo disse que os expositores de fora da província de Maputo exprimiriam virtualmente, e que os visitantes do local de Ricatla seriam limitados em conformidade com as medidas de prevenção do Covid-19.

A FACIM, a mais antiga feira multi-sectorial em Moçambique, promove oportunidades de negócios com várias marcas, serviços e produtos expostos.

Em termos de participação internacional, a projecção do governo era de que 24 países participassem, mas até quinta-feira apenas 12 se tinham inscrito.

O Director-geral da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), Gil Bires, disse recentemente que o trabalho no terreno estava a decorrer a bom ritmo, e que tudo estava pronto para que o calendário estabelecido para o evento fosse cumprido.

Segundo Bires, enquanto o país deve manter feiras comerciais, não só para atrair mais investimento directo estrangeiro e nacional, mas também para promover as exportações, a APIEX asseguraria o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 durante o evento.

Outra prioridade na FACIM deste ano, disse Bires, foi a promoção das exportações através da concessão de maior assistência aos operadores nacionais. Prosseguiu, reiterando que, mesmo neste ambiente adverso, o país deve continuar a atrair mais investimento estrangeiro e nacional.

Entrevistas Relacionadas

Para transformação económica, Salimo Abdula desafia governos africanos a investir mais em infraestruturas

O empresário moçambicano Salimo Abdula defendeu, recentemente, em Marrakech,...

Banco de Moçambique pode suspender cortes na taxa de juro devido a tensões pós-eleitorais, alerta Standard Bank

As manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane para...

Moçambique regista crescimento acentuado em Índice Global de Cibersegurança da ITU

Moçambique apresentou um avanço significativo no Índice Global de...

Fundo catalítico de inovação investirá 15 milhões de dólares em 100 PME,s em Moçambique

O Fundo Catalítico de Inovação e Demonstração (FCID) anunciou...