- Anúncio-spot_img

A inflação em Moçambique aumentará 2,2% este ano

Análise de Mercado

A inflação em Moçambique irá aumentar de 3,1% no ano passado para 5,3% este ano devido à pandemia de Covid-19 e ao aumento do preço do petróleo, disse o consultor NKC African Economics.

“Prevemos uma aceleração da inflação para 5,3% este ano, em comparação com 3,1% em 2020. O banco central tinha previsto um aumento da inflação com uma subida inesperada de 300 pontos base na taxa de juro directora em Janeiro, mas não esperamos mais mudanças este ano”, escrevem os analistas.

A deflação aumentou em Maio em comparação com o mês anterior, com o preço do cabaz de bens básicos utilizado para calcular o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Moçambique a cair 31 pontos base de Abril a Maio, causando uma deflação mensal de 0,31%, mas ainda um aumento de 30 pontos base de 5,19% (em Abril) para 5,49% em Maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

“Embora a fraca procura interna contínua avance a travando a inflação este ano, o índice de preços irá enfrentar pressões ascendentes devido à desvalorização da moeda, aumento dos preços do petróleo e perturbações nas cadeias de distribuição”, escrevem os analistas da KC African Economics, um ramo da Oxford Economics.

No ano passado, o metical caiu 10% num contexto de queda dos preços das matérias-primas e forte aversão ao risco global, ao mesmo tempo que conseguiu recuperar parte desta perda nos primeiros meses do ano, quando registou uma forte subida, e desde que se estabilizou.

A inflação acumulada nos primeiros três meses de 2021 é agora de 3,07%, enquanto Moçambique terminou 2020 com uma inflação acumulada de 3,52%.

O Índice de Preços ao Consumidor é calculado a partir das variações de preços de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -