A TFR anunciou na terça-feira que o acordo histórico, assinado em abril de 2023, para permitir a “operação contínua” de comboios entre os dois países será expandido para fluxos de cromo e ferrocromo em três comboios por dia a partir de 1 de setembro.

Anteriormente, no âmbito do primeiro acordo, a TFR esperava aumentar o número de comboios semanais de cromo de 12 para 21 e os de magnetite de 17 para 28. O porto de Maputo registou um aumento de 23% nos volumes de magnetite transportados para exportação.

A melhoria do volume foi conseguida apesar de várias perturbações na linha, incluindo o encerramento da linha devido a perturbações de segurança e descarrilamentos recentes.

“Os êxitos alcançados neste trajecto demonstram o valor intrínseco de uma colaboração significativa entre os dois operadores ferroviários nacionais. Isto dá crédito ao que pode ser alcançado quando as operações ferroviárias não são sufocadas por interrupções devido ao roubo incessante de cabos e à falta de locomotivas, como experimentado em outras rotas importantes para a Costa Leste, apoiando os vastos depósitos minerais de Mpumalanga e Limpopo”, afirmou num comunicado a Transnet Freight Rail.

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O desempenho do corredor tem sido afectado por uma disponibilidade limitada de locomotivas, devido à ausência de contratos de manutenção com fornecedores e a um impasse prolongado sobre o fornecimento de peças sobressalentes para locomotivas fornecidas pela CRRC da China.

Em Fevereiro, a TFR informou que existiam 356 locomotivas ditas de longa data, incluindo 164 locomotivas da CRRC. Segundo a empresa, a TFR chegou a um acordo com os seus outros fornecedores de locomotivas, com os quais está igualmente a celebrar contratos de manutenção.

FONTEClub of Mozambique

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