Domingo, Agosto 31, 2025
spot_img

Absa bank é o parceiro Honorífico do Prémio das Indústrias Culturais e Criativas

A iniciativa faz parte do rol de acções desenvolvidas pelo Ministério da Cultura e Turismo, através do INICC IP, em parceria com o Absa Bank Moçambique, que consiste na premiação de artistas e individualidades singulares e colectivas que têm impactado a cultura moçambicana a nível nacional e na diáspora.

Na prática, o banco tornar-se-á parceiro Honorífico do Prémio das Indústrias Culturais e Criativas de Moçambique, posicionando-se como catalisador na promoção da indústria criativa local, bem como um intermediário no apoio a iniciativas que fomentem o desenvolvimento de projectos empreendedores ligados às indústrias culturais e criativas, enquanto promove, simultaneamente, o trabalho de jovens artistas.

O acordo foi firmado no dia 16 de Março de 2023 com a assinatura de um Memorando de Entendimento que terá a duração de 2 anos.

Pedro Carvalho, Administrador-Delegado do Absa Bank Moçambique, disse que  ‘’a arte e a cultura nacional estão no nosso DNA. Desde a música, à pintura ou escultura, temos apoiado o sector como forma de impulsionar e valorizar o que de melhor temos no nosso País. É importante para nós que possamos impulsionar os novos talentos e ajudá-los a desenvolverem a sua arte trazendo real valor à nossa sociedade de uma forma sustentável. Esta parceria que hoje firmamos demonstra mais uma vez, o nosso compromisso. A criatividade alimenta a alma e só num ambiente rico em iniciativas culturais é que pode existir crescimento sócio-económico.’’

De salientar que o Absa Bank Moçambique tem se afirmado como um parceiro consistente na promoção e no apoio ao sector cultural local tendo já contribuído para a realização de diversos projectos relacionados à moda, música e artes visuais.

Noticias Relacionadas

Assinados contratos das primeiras 3 garantias do Fundo de Garantia Mutuária

No âmbito da realização, em Ricatla, Distrito de Marracuene,...

Governo lança Fundo de Garantias Mutuárias num valor de 40 milhões de dólares

Foi lançado, o Fundo de Garantias Mutuárias, em Ricatla,...

TICAD-9 aponta Moçambique como beneficiário directo de investimentos em transporte, energia e conectividade digital

O sector de infra-estruturas em Moçambique será um dos...

Trinta países confirmam presença na FACIM-2025

Preparativos da exposição estão em 90 por cento Pelo...